Plano Estratégico para a Juventude do Concelho de Mafra (2016-2020)

Mafra tem um Plano Municipal para a Juventude, para o horizonte de 2016 a 2020 e destina-se aos jovens dos 10 aos 29 anos.

Neste documento são identificados seis pilares de intervenção, 17 objetivos e 39 projetos que, através de uma estratégia concertada e articulada ao nível das diversas áreas de intervenção municipal, mas também dos agentes locais, visam afirmar Mafra como "Um Concelho (cada vez) mais Jovem".

Na elaboração do diagnóstico de caracterização da situação atual, em matéria de juventude, procedeu-se à recolha exaustiva de dados não só junto dos serviços autárquicos, mas também de entidades locais e nacionais, para além da análise de documentação estatística, bibliográfica e legislativa,

Paralelamente, foram ouvidos os principais interessados - os jovens - quer junto dos seus representantes no Conselho Municipal de Juventude de Mafra, quer ainda através da aplicação de um questionário online, tendo sido obtidas 1.467 respostas, fazendo deste plano o resultado de um trabalho alargado e estruturado. 

Organizado em oito capítulos e dois anexos, este documento estratégico assenta nos valores da confiança, cidadania, inclusão, participação, transversalidade e eficiência, estruturando o seu plano de ação em função dos seguintes pilares: comunicar, incluir, conhecer, participar, desfrutar e viver.

Este instrumento de gestão foi aprovado na Reunião de Câmara Municipal de Mafra, no dia 5 de fevereiro de 2016 e na Assembleia Municipal, no dia 25 de fevereiro de 2016.

Consulta aqui o Plano Estratégico para a Juventude do Concelho de Mafra