Mafra é município fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) foi criada em Mafra, com a participação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC). Esta constituiu a primeira iniciativa estratégica, proveniente do território português, para preservar e promover a tradição e a inovação cerâmica, num do país que é, neste momento, o principal produtor na Europa e um dos principais exportadores para todo o mundo.

Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares são os municípios fundadores da APTCVC, a qual tem como objetivos, entre outros, a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre associados e com outras cidades aos níveis nacional e internacional, assim como o incremento de programas de formação. Com sede nas Caldas da Rainha, a presidência é assumida, neste primeiro mandato, por Mafra.

A criação desta associação determina o início do processo de candidatura a membro da AeuCC, uma estrutura com peso institucional junto da Comissão e do Parlamento Europeu, que está a preparar projetos culturais e económicos, patrocinados por várias organizações internacionais, incluindo a UNESCO, e que reuniu, também em Mafra, em assembleia geral.

Até 7 de maio está patente ao público, na Galilé do Palácio Nacional de Mafra, a exposição itinerante da APTCVC, a qual propõe um roteiro de visita, de norte a sul do país, pelo rico património cerâmico português. Para o efeito, a exposição inclui duas peças de cada um dos 14 municípios fundadores da AptCC, salientando-se a diversidade de processos de produção (do artesanal ao industrial), de matérias-primas (barro, grés ou porcelanas), de técnicas de produção (dos vidrados às pinturas decorativas) e de funcionalidade (do utilitário ao decorativo, incluindo também o figurado de barro).

Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica