Parabéns, APERCIM!

No ano em que comemora 25 anos, a Associação para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra (APERCIM) procedeu ao lançamento da primeira pedra do novo lar residencial, que permite ampliar a resposta a cidadãos com incapacidades motoras e cognitivas, em especial os mais idosos e doentes. O equipamento vai ser construído num terreno com 3.562m2 localizado na Quinta da Cerca ou dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, que foi cedido gratuitamente pela Câmara Municipal.

Considerando que o atual lar residencial da APERCIM tem a sua capacidade praticamente esgotada, a infraestrutura a construir pretende responder às novas situações, sobretudo na ausência de progenitores ou de outros familiares que assegurem os cuidados básicos dos cidadãos portadores de deficiência. Este futuro lar destina-se a acolher 16 pessoas lar, inserindo-se num programa alargado que prevê a construção de mais dois blocos, sendo a capacidade final de 48 utentes.

O terreno cedido pela Câmara Municipal é adjacente ao CRAERIS (Centro de Recursos da APERCIM), onde já são exercidas as respostas sociais de CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial, Fórum Ocupacional e Creche, sendo que o novo lar residencial será construído na continuidade deste edifício. Tal proximidade tem vantagens na gestão e economia dos serviços, mas também no convívio entre utentes e na utilização partilhada de várias valências.

O lançamento da primeira pedra deste equipamento foi realizado no ano em que se assinalam 25 anos da constituição desta associação, que tem prestado um verdadeiro papel social, tanto na criação de novas oportunidades e na organização de atividades de socialização para os cidadãos inadaptados, como no apoio às famílias e ainda na promoção de uma mudança de mentalidades na comunidade, contribuindo para a dignificação e valorização das pessoas portadoras de deficiência.

Lançamento da 1.ª pedra do novo lar da APERCIM