Mafra recebe exercício internacional de prevenção de incêndios florestais

A Câmara Municipal de Mafra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, organiza o FlameWork – II Treino Operacional de Fogo Controlado, que se realiza de 15 a 20 de abril, no Concelho de Mafra. A iniciativa, que contará com a presença de 35 profissionais portugueses e estrangeiros, é um exercício tático e operacional para que os profissionais envolvidos ganhem mais conhecimento e experiência nas áreas relacionadas com o uso deste meio de prevenção.

A atividade permitirá ainda a apresentação de resultados de diversos cenários e incluirá, igualmente, exercícios práticos de fogo controlado. Os participantes serão envolvidos em todas as etapas de gestão, desde a fase de planeamento, execução, segurança e briefings de avaliação, tendo a oportunidade de trabalhar em vários teatros de operações (cinegéticos, prevenção de incêndios, apoio aos proprietários), testando os seus conhecimentos e técnicas.

 

Pretende-se com esta ação aumentar a rede europeia de técnicos com capacitação para uso destes meios como ferramenta de gestão da paisagem e de combustíveis. Permitirá, igualmente, criar mais-valias para o Concelho, utilizando estas técnicas para desenvolver zonas de combate aos incêndios e sistemas de retenção para travar o seu avanço.